TEMPEROS EM CASA

Aprenda a cultivar seus temperos preferidos em casa. Garantimos que é bem fácil, olha só:

JardimEden_interna02
temperos-em-casa-01
temperos-em-casa-02

Por que ter uma mini-horta de temperos?

Plantar temperos parece uma coisa distante pra você? Saiba que cultivar uma mini-horta em casa é sinônimo de saúde e bem-estar, afinal, além de ter sempre temperos fresquinhos, você ainda garante que eles estejam completamente livres de agrotóxicos.

Onde plantar?

Falta de quintal não é motivo para não ter horta. Qualquer cantinho que pegue sol direto durante o dia pode ser o escolhido, melhor ainda se for um sol da manhã – as ervas aromáticas geralmente precisam de, pelo menos, três horas ao dia.

temperos-em-casa-03

Como fazer?

Compre mudas, sementes ou ainda reutilize a raiz de um tempero que você comprou (como a cebolinha, por exemplo) e plante novamente. Quanto ao solo: o ideal é ser descompactado e com 1/3 de adubo pra 2/3 de terra. Depois, é só acomodar as raízes em um buraco suficiente para que elas se encaixem bem e tenham espaço. Você também pode misturar mais de uma planta no mesmo recipiente!

Em cima do solo, coloque palha ou um outro resíduo para que o sol não evapore os nutrientes e não tire a umidade da terra. Onde elas serão plantadas é você que escolhe – vale vasos, pequenos canteiros, paredes…

temperos-em-casa-04

Quais cuidados preciso ter?

Em geral, as plantas aromáticas precisam de rega uma vez ao dia – de preferência, quando o clima estiver mais ameno no início da manhã ou final da tarde. Para saber se está precisando de água, coloque o dedo no solo e verifique se ele está úmido. O ideal é não estar encharcado e nem seco demais.

Regue somente o solo, sem molhar as folhas. Isso pode evitar que alguma doença que esteja nas folhas prolifere para o resto da planta. Só uma água borrifada nelas uma vez por semana já é suficiente pra evitar fungos.

O adubo pode ser feito a cada 15 dias. Lembre-se que quanto mais a variedade adubos orgânicos utilizados, melhor para a saúde – sua e das plantinhas!

Quanto tempo leva para colher?

O tempo de colheita vai variar muito de acordo com a espécie, época do ano, qualidade do solo, nutrientes, irrigação e eventuais pragas ou doenças. Geralmente, ervas como o alecrim e o manjericão podem ser colhidos depois de três meses.

temperos-em-casa-05
temperos-em-casa-06

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *